Digite seu e-mail abaixo, e alavanque sua vida – e seu negócio – para o próximo nível!
* Anti-SPAM: Seus dados nunca serão vendidos nem repassados para terceiros.

Aprendizado Negócios Vídeos Diários

7 Estratégias Eficientes de Gerar Tráfego para Seu Site

Por

Como gerar tráfego para site? Essa pergunta pode ser muito desafiadora, especialmente se você está iniciando um projeto digital e, ainda mais, se ninguém conhece seu trabalho.

Não adianta fazer um ótimo conteúdo se pessoas não visitam o seu site. Concorda?

E mais: não basta apenas gerar tráfego online, é necessário que o mesmo seja de qualidade.

Se você encontra este desafio no seu empreendimento digital, continue lendo o artigo!

Como Gerar Tráfego para Site

O tráfego online é definido como o número de pessoas que visitam uma página na Internet.

Ou seja, quanto mais pessoas acessam uma página ou um site, maior é seu tráfego.

Podemos mensurá-lo usando algumas ferramentas online, sendo a principal delas o Google Analytics, que fornece vários dados como a origem do tráfego, permanência das pessoas, fluxo de visitantes, dentre outras.

E na gravação de um dos vídeos diários a geração de tráfego foi um tema em uma consultoria com alguns membros do Clube Libertação Digital.

A consultoria foi dada em colaboração com o português Jóni Oliveira, especialista em tráfego para site. Abaixo, segue o vídeo.

Coloque esse vídeo no seu site (copie e cole o código HTML)

O vídeo possui trechos de uma consultoria oferecida como bônus a alguns membros do clube privado do Libertação Digital.

Em outra ocasião, o Jóni mostrou os dados do Google Analytics em um certo momento, com mais de 3.000 acessos em um site.

E nessa consultoria foram passados alguns conselhos para gerar mais visitas ao site, além dos assuntos que cada membro trata em seus respectivos projetos.

7 Estratégias Eficientes de Tráfego para Seu Site

Como dito no início deste artigo, não adianta ter um ótimo conteúdo online se as pessoas não o acessam, se o conteúdo não entrar na frente dos olhos das pessoas.

É aí que entra o conceito de tráfego online, que diz respeito ao número de visitas e acessos que um site ou página da Internet recebe.

Esse é um dos pilares cruciais para se ter um empreendimento digital de sucesso.

Porém, não adianta ter um número grande de visitantes, é preciso que as mesmas sejam de qualidade, isto é, que sejam pessoas interessadas no assunto abordado no seu site.

Abaixo, estão listadas 7 estratégias eficientes para gerar tráfego e visitas para seu site. Podem ser aplicados mais de um, simultaneamente, para ter melhores resultados.

1. Gerar Tráfego para seu Site de Forma Orgânica (SEO)

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que traduzindo, seria otimização para os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

Trata-se de um conjunto de regras utilizadas, dentro e fora da página, para deixar uma palavra-chave bem ranqueada em sites de busca.

As regras dentro da página são normalmente referidas como On Page SEO, que, na grande maioria, refere-se ao uso de links internos e à utilização da palavra-chave escolhidas com certa densidade e em pontos específicos do seu texto (ou artigo).

Utilize o Yoast SEO, um dos plugins mais populares para WordPress para gerar tráfego para site via SEO, o qual ajudará você a implementar as regras de SEO interno nas suas páginas de forma agilizada.

Na imagem abaixo, você pode ver a interface do plugin Yoast SEO, o qual foi utilizado para a palavra-chave “tráfego para site”, neste próprio artigo que você está lendo agora.

Utilização do Plugin Yoast SEO no site Libertação Digital

Utilização do Plugin Yoast SEO neste Artigo sobre Tráfego para Site, do Libertação Digital.

Já as regras fora da página referem-se, principalmente, à construção de links externos, ou backlinks, para o seu site ou página, de forma a mostrar aos motores de buscas que seu conteúdo é relevante.

Se esse conjunto de regras for bem trabalhado, fará com que o site ou a página fique nos primeiros resultados dos motores de busca.

Quando o SEO é bem trabalhado, a tendência é que os visitantes interessados em um determinado assunto cliquem nos primeiros resultados que aparecerem logo após digitar uma palavra – que seria a palavra-chave – no campo de busca.

De acordo com uma pesquisa feita pela Slingshot e publicado no SEOMoz, em média, o primeiro resultado nas buscas tende a receber 18,2% de todo o tráfego.

2. Mais Tráfego para seu Site através de Vídeos (YouTube)

Um objetivo de emprendeendedores e CEOs é analisar e entender plataformas com potencial e que possuem uma grande base de usuários que possam ajudar na geração de tráfego, leads e, consequentemente, vendas.

De acordo com dados nesse artigo postado no TechCrunch, em 2013 o YouTube anunciou a marca de 1 bilhão de usuários cadastrados na sua plataforma.

E em Maio de 2017, foi anunciado que já existem 1 bilhão e meio de usuários que logam e visitam o viste todos os meses, ou seja, usuários ativos.

Canal do YouTube - Libertação Digital, Marcus Lucas

O Canal do YouTube do Libertação Digital sobre Empreendedorismo, Nomadismo Digital e Estilo de Vida.

Dentre os usuários que logam na plataforma, é visto que passam em média mais de uma hora por dia assistindo vídeos no YouTube através de dispositivos móveis.

O Youtube se tornou o segundo site em número de visitas e também o segundo maior buscador, se mostrando como uma plataforma crucial para geração de tráfego e engajamento.

Com um bom número de visualizações é possível gerar tráfego para site colocando um link na descrição do vídeo, através de um Call to Action Overlay, bem como em algum comentário, desde que não o faça de forma excessiva – o spam deve ser evitado a todo custo.

3. Geração de Tráfego para seu Site via Redes Sociais

As pessoas gostam de se relacionar umas com as outras e de compartilhar opiniões e coisas sobre as suas vidas.

Essa é a ideia principal das redes sociais, onde há um bom número de pessoas interagindo entre si em grupos, comunidades e páginas específicas.

Esse ambiente é muito bom para gerar tráfego para seu site.

Dentre as várias redes sociais, podemos destacar:

  • Facebook;
  • YouTube (sim, é considerado também rede social);
  • Instagram;
  • Google Plus;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Pinterest;
  • dentre outras…

Algumas redes sociais são muito amplas e outras já são específicas, com um assunto direcionado – como o LinkedIn, por exemplo, que se faz uma rede social focada em relacionamentos profissionais.

Em todo caso, cabe a você avaliar quais das redes são os melhores lugares para você divulgar seu negócio, baseando-se em dados do seu público-alvo.

Use as redes sociais como uma arma complementar no seu arsenal de recursos para geração de visitas para seu site.

4. Gerar Tráfego para seu Site através de Anúncios Pagos

Uma outra forma de gerar visitas para site que você vai querer incorporar no seu arsenal de tráfego são os anúncios pagos.

Existem plataformas específicas para esse tipo de tráfego, como o Google AdWords, Facebook Ads, Native Ads através de plataformas como o Taboola, Outbrain, como uma série de outras.

No vídeo acima o Jóni mencionou que o Facebook Ads é um meio excelente de publicar anúncios para segmentos específicos, de acordo com critérios como idade, gênero, idioma, localização, interesses, dentre outros.

Abaixo os resultados de um anúncio em Facebook Ads, para um dos produtos gerenciados pelo Libertação Digital, com alcance de 270,271 pessoas e taxa de clique, ou Click Through Rate (CTR), de 8,14%.

Um dos Anúncios dos Produtos do Libertação Digital

8,14% de Cliques sobre o Alcance de 270,271 Pessoas Atingidas pelo Anúncio via Facebook Ads.

Se você está iniciando algum projeto online, essa plataforma pode ser uma excelente opção para você começar a anunciar. Para iniciar os anúncios, começa-se alocando poucos recursos e escala-os ao longo do tempo.

Dessa forma, é possível testar a quantidade de tráfego online, fazendo a validação de negócios digitais mensurando as visitas e o número de pessoas interessadas no negócio.

5. Gerar Tráfego para seu Site através de Sorteios

É um fato comprovado que as pessoas gostam de ganhar prêmios ou simplesmente ganhar coisas de graça. E uma maneira muito eficaz de gerar tráfego para o seu site em tempo recorde é oferecendo sorteios para a sua audiência.

Existem uma grande quantidade de plugins e ferramentas web que ajudam você na construção de uma campanha de sorteio viral. Entre os mais conhecidos estão o plugin para WordPress KingSumo Giveaways e a ferramenta web UpViral.

Abaixo você pode ver a página criada para campanha de sorteio viral, sendo o prêmio um dos treinamentos do Libertação Digital, a qual gerou 2,211 leads em apenas 2 semanas.

Um dos Sorteios promovidos pelo Libertação Digital

Um dos Sorteios do Liberação Digital feito com o KingSumo Giveaways que Resultou em 2,211 Leads.

Os brindes a serem sorteados podem ser os mais variados, mas não limitados a: livros físicos, camisetas, viagens, experiências, canecas, consultorias e treinamentos online, caso possua.

É importante encontrar prêmios que são especialmente desejados dentre as pessoas que fazem parte do público-alvo do seu negócio.

Também, caso esteja realizando o sorteio via pessoa jurídica, assegure-se de fazer o devido registro e pegar aprovação dos fiscais da Caixa Econômica, conforme descrito nesse artigo.

6. Mais Tráfego para seu Site através de Guest Posts

Essa modalidade de geração de tráfego online, chamada de guest post, consiste em escrever um artigo em outro site, como visitante, com a finalidade de agregar valor e, possivelmente, apontar um link de volta para seu site.

Há uma série de portais de conteúdo que aceitam que visitantes publiquem artigos, como é o caso do site Catraca Livre, por exemplo.

E o melhor é quando outra pessoa escreve um artigo no estilo guest post em outro site sobre você, que foi o caso abaixo:

Marcus Lucas no Catraca Livre

Marcus Lucas Mencionado em uma Matéria sobre Nômades Digitais no Site Catraca Livre.

Caso o negócio digital esteja no início e tenha pouco tráfego, primeiramente deve-se focar no conteúdo de qualidade, com dicas práticas e insights reais sobre o seu campo de atuação.

Dessa forma, você de fato agrega valor e credibilidade mútua é passada entre o canal hospedeiro e você. Como consequência, isso aumenta as visitas ao seu site.

7. Gerar Tráfego para seu Site aparecendo na Mídia

Aparecer na mídia traz alguns resultados importantes para o seu negócio: não apenas mais tráfego, mas também mais credibilidade e prova social.

Ainda há muitas pessoas que utilizam os meios tradicionais de comunicação para se manterem informados, como jornais, televisão e rádio, principalmente.

Aparecer na mídia tem dois grandes benefícios:

  • O glamour e senso de importância intrínsecos de aparecer em grandes mídias ajudam na construção de credibilidade do seu negócio;
  • Pequenas, médias e grandes mídias buscam por outras grandes mídias para publicarem novas histórias, isso gera uma cascata de publicações.

Abaixo você pode ver a estampa da reportagem sobre nômades digitais, um dos destaques da Revista Você S/A de Novembro de 2015:

Marcus Lucas e Libertação Digital na Revista Você S.A.

Libertação Digital e Marcus Lucas Destacados na Revista Você S/A, de Novembro de 2015.

Através desses veículos você pode anunciar seu negócio digital, gerar tráfego para site e ainda construir sua autoridade e audiência, dois elementos que a mídia já possui e pode oferecer.

Repórteres e jornalistas, normalmente, possuem prazos muito apertados para produção das matérias. Sendo assim, a demora no retorno de um convite para aparecimento na matéria pode ser a diferença da lama para a fama.

Falando nisso, em 2015 recebi um convite para aparecer no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, da TV Globo, o qual me levaria para a fama:

Convite para o Libertação Digital aparecer no Mais Você.

Convite Recebido pela Produtora de Conteúdo do Programa Mais Você da TV Globo.

Infelizmente, a demora em abrir meus e-mails fez com que a produtora de conteúdo procurasse um outro nômade digital para aparecer no programa.

Isso sim é lama!

Portanto, aprenda com o meu erro: retorne os e-mails de jornalistas e repórteres o quanto antes para evitar perder oportunidades como a mencionada acima.

Conclusão

Um site pode ter conteúdo de excelente qualidade, mas se não houver visitas, será um projeto com recursos desperdiçados.

E neste artigo, você viu 7 estratégias comprovadas para gerar tráfego online:

  1. Forma Orgânica (SEO);
  2. Através de Vídeos (YouTube);
  3. Via Redes Sociais;
  4. Através de Anúncios Pagos (Google Ads, Facebook Ads, Native Ads);
  5. Promover Sorteios;
  6. Guest Posts;
  7. Aparecendo na Mídia.

É necessário gerar tráfego online de modo a se obter um retorno positivo do seu investimento, caso contrário seu negócio morrerá.

Para que isso ocorra, é importante que os visitantes da sua página ou do site sejam qualificados, isto é, que estejam interessados no assunto abordado.

Não faz sentido nenhum, por exemplo, jogar tráfego de um site de adestramento de cachorros para quem está interessado em corridas de automóveis.

Também existem maneiras de mensurar a quantidade e comportamento de visitantes – qual o fluxo de visitantes, qual o artigo mais visitado (em caso de um blog), tempo de permanência no site…

Há também várias formas de gerar tráfego online.

E, para saber qual é a melhor fonte de tráfego para o seu negócio, você precisará fazer testes…

Suba mais um nível…

A geração de tráfego para site é apenas uma das etapas na criação do seu negócio digital.

As informações de como começar seu empreendimento digital, passo a passo, são passadas no nosso Clube de Empreendedorismo.

Assine também nosso canal no YouTube e clique no sininho logo em seguida, para receber as notificações assim que os vídeos forem ao ar.

E por último, mas não menos importante, participe das nossas discussões abaixo, deixando seu comentário.

Um forte abraço e vejo você em algum lugar do mundo!

Em prol do seu sucesso,

Marcus Lucas - Assinatura  

“Quando você tenta fazer algo grande é difícil falhar completamente” – Tim Ferriss

Fique Atualizado, É 100% Grátis!

Gostou deste artigo? Então digite seu e-mail para receber atualizações:

Como é o tráfego online de seus projetos? Tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar seus conhecimentos? Comente abaixo e compartilhe sua experiência! 🙂

ARTIGOS RELACIONADOS
MARCUS LUCAS
CEBU, FILIPINAS

Marcus Lucas, além de Mestre em Sistemas de Informações Globais e Telecomunicações pela Waseda University, Japão, é empreendedor digital nômade e autor, apaixonado por automação de negócios e lifestyle business.