Digite seu e-mail abaixo, e alavanque sua vida – e seu negócio – para o próximo nível!
* Anti-SPAM: Seus dados nunca serão vendidos nem repassados para terceiros.

BANGKOK, TAILÂNDIA

Marcus Lucas, além de Mestre em Sistemas de Informações Globais e Telecomunicações pela Waseda University, Japão, é empreendedor digital nômade e autor, apaixonado por automação de negócios e lifestyle business.

Estilo de Vida Mentalidade Negócios Oportunidades

Como se Tornar um Nômade Digital

Por

Você já ouviu falar em nômade? Nômade é uma pessoa que não tem uma habitação fixa. Que vive permanentemente mudando de lugar.

Na idade média eram os povos caçadores, coletores ou pastores, que mudavam-se constantemente buscando novas pastagens para o gado quando a que estavam se esgotavam.

Resumidamente, uma pessoa nômade vive viajando, mudando de lugar, não estabelecendo residência fixa em nenhuma cidade ou país.

O nômade digital, assim como o próprio nome já diz, é uma pessoa que escolhe viajar enquanto trabalha, e isso é possível graças à internet.

Esses profissionais optam por esse estilo de vida por reconhecerem que deixar tudo de lado para conhecer novas pessoas e lugares é algo bastante desafiador.

O que é um Nômade Digital?

É um profissional que trabalha 100% online.

Não precisando estar fisicamente presente em um escritório, empresa, cidade ou país necessariamente.

Mesmo tendo uma única área de atuação é improvável que os dias de um nômade sejam iguais aos outros, pois ele têm a flexibilidade ao seu lado.

Trabalhar quando, como e de onde quiser, essa é a sua vida. Os exemplos mais comuns de nômades digitais são empreendedores digitais, redatores, fotógrafos e designers.

Apesar das profissões acima citadas possibilitarem uma vida ao estilo nômade, um profissional que trabalhe dentro de casa ou em uma coworking na sua cidade não pode ser considerado um nômade digital.

O que define um nômade é sua capacidade de sair da zona de conforto, e mudar-se constantemente de país, de cidade.

Podendo, assim, conhecer lugares diferentes, pessoas diferentes, culturas diferentes, e se sustentar através do seu trabalho digital.

Dessa maneira, nômade digital é uma pessoa que cria a sua rotina, define os seus horários de trabalho, viaja constantemente, se hospeda em hotéis, albergues, aluga casas para temporada, enfim, recria sua vida.

Coloque esse vídeo no seu site (copie e cole o código HTML)

Onde Vive um Nômade Digital?

Em linhas gerais, um nômade digital vive em qualquer lugar, desde que tenha uma boa conexão com a internet e um computador à sua disposição.

Mas, em linhas gerais existem alguns lugares atraentes para receber os nômades digitais oferecendo vida barata, boa infraestrutura, internet rápida entre outras questões.

Alguns exemplos de lugares preferidos dos nômades são:

  • Chiang Mai – Tailândia;
  • Buenos Aires – Argentina;
  • Budapeste – Hungria;
  • Canggu – Indonésia;
  • Bangkok – Tailândia;
  • Praga – República Tcheca;
  • Cidade do México – México;
  • Varsóvia – Polônia;
  • Sofia – Bulgária;
  • San Diego – Estados Unidos;
  • Ubud – Indonésia;
  • Puerto Viejo – Costa Rica.

É bem curioso que nesses locais surgiram comunidades de nômades digitais, havendo dessa forma uma explosão de cafés e espaços de trabalho em conjunto para suprir a demanda.

Quais Vantagens desse Estilo de Vida?

A vida de um nômade digital possuí inúmeros benefícios, podendo exaltar como principais, o trabalho de qualquer lugar, o estilo de vida livre e os benefícios financeiros.

Seja trabalhando como freelancer, desenvolvendo artigos, logotipos ou até mesmo administrando um a loja virtual, o nômade pode criar a sua própria programação.

A flexibilidade com horários propiciam um maior sentimento de liberdade dando à pessoa uma agradável sensação de felicidade.

Longe de serem ricos, os nômades digitais possuem mais satisfação na vida, pois afinal, conhecer lugares novos com frequência renova as energias.

Dessa maneira, é possível até que a produtividade aumente, possibilitando para o mesmo um maior retorno financeiro.

Nem tudo que reluz é ouro…

Assim como expomos as vantagens de ser um nômade digital, também é preciso ressaltar que existem dificuldades.

Não existe feriados, domingos, e no começo o trabalho para se manter o estilo de vida de nômade digital é intenso.

Dessa maneira é importante entender que um nômade digital não está constantemente em férias, apesar de viajar bastante.

Como em sua maioria os nômades são freelancers que trabalham pela internet, a renda nem sempre é a mesma todos os meses, existindo períodos de vacas gordas e vacas magras.

A vida social do nômade também pode ser complicada, assim como é gratificante conhecer pessoas novas constantemente, dizer adeus com a mesma frequência não é tarefa fácil.

Novos amigos, novos amores acabam ficando para trás, algumas vezes não dando tempo para estabelecer uma relação sólida de amizade e de relacionamento amoroso.

Como se Tornar um Nômade Digital?

Vamos imaginar que ao ler esse artigo você se apaixonou pela vida de nômade digital, e começou a pesquisar mais profundamente para se tornar um. Para isso algumas dicas são importantes antes de aventurar-se nesse novo caminho.

Primeiramente você precisa saber tudo, ou quase tudo sobre nomadismo digital.

Obter o máximo possível de informações a respeito desse estilo de vida que te encantou.

Após conhecer mais a fundo o nomadismo digital, pense nas razões que te levaram a querer ser um nômade digital.

Você está cansado de encarar o trânsito para chegar no seu trabalho?

Você quer viver uma vida menos monótona?

Se os pontos forem basicamente estes, certamente você estará escolhendo o caminho certo.

Começar com pequenas experiências é importante no começo. Você não conseguirá da noite para o dia, mudar radicalmente sua vida.

Dessa maneira, crie primeiramente uma solidez online, com alguma profissão e com clientes razoavelmente fixos.

Depois, comece com pequenas viagens dentro do país, passe um mês em algum lugar legal, defina um roteiro bacana e vá se familiarizando com esse estilo de vida, para somente depois pensar em se atirar para outros países.

Estar sempre aberto para novas oportunidades é fundamental para quem escolhe essa vida, afinal você pode ter traçado um plano, mas no meio do caminho encontra uma oportunidade de melhorá-lo ou até mesmo mudá-lo radicalmente.

Então não fecha nenhuma porta, nem evite todos os riscos, pois eles podem te conduzir para uma experiência ainda melhor do que você imaginava ter.

Aprenda os 10 Segredos dos meus Negócios e Gere até R$9.000 Mil Reais de Casa!

Gostou da Vida do Nômade Digital?

Então acesse nosso canal no youtube e ative as notificações para receber nossos vídeos com dicas valiosíssimas em primeira mão!

Afinal, você pode começar agora mesmo o seu caminho para se tornar um.

Finalmente, deixe seu comentário abaixo e participe das discussões.

Rumo à liberdade,

Marcus Lucas - Assinatura  

“Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!” – Fernando Sabino

Fique Atualizado, É 100% Grátis!

Gostou deste artigo? Então digite seu e-mail para receber atualizações:

Você já pensou em se tornar um nômade digital? O que mais atrai você para esse estilo de vida? Deixe seu comentário abaixo e participe das discussões! 🙂

ARTIGOS RELACIONADOS