Digite seu e-mail abaixo, e alavanque sua vida – e seu negócio – para o próximo nível!
* Anti-SPAM: Seus dados nunca serão vendidos nem repassados para terceiros.

Aprendizado Estilo de Vida Mentalidade Negócios Oportunidades

Conheça o Primeiro Nômade Digital Brasileiro a Palestrar no TEDx Talks!

Por

O fato de um nômade digital brasileiro palestrar no TEDx Talks mostra que estamos numa nova era, na qual há uma transformação no modo de se trabalhar.

Com a revolução trazida pelas tecnologias e o surgimento da Internet, abriu-se uma nova gama de possibilidades para aqueles que pretendem montar seu próprio negócio, ou mesmo trabalhar como colaboradores em negócios alheios.

Trata-se da oportunidade de se trabalhar online, tendo-se, então, maior liberdade para se viajar por qualquer lugar do mundo, simultaneamente à realização de nossas tarefas.

Esse é um grupo de pessoas chamadas de Nômades Digitais.

Se você acompanha o Libertação Digital há algum tempo, já sabe do que se trata.

Caso ainda não viu, certamente deve estar curioso ou até achar este termo estranho, não é mesmo?

Neste artigo quero compartilhar com você, que tem prestado seu apoio ao projeto Libertação Digital, a mim e à minha equipe, uma abordagem sobre este conceito.

Obviamente, vou contar sobre a experiência inesquecível que vivenciei, como o primeiro nômade digital brasileiro a palestrar em um evento chamado TEDx Talks.

Espero que possa inspirá-lo a ir em busca da realização de seus sonhos, de forma que realmente alavanque sua vida para o próximo nível!

Aproveito para expressar, também, minha gratidão por você estar conosco e quero parabenizá-lo por haver investido em seu próprio sucesso!

O Que É Um Nômade Digital?

Marcus Lucas, primeiro nômade digital brasileiro a palestrar no TEDx.

Marcus Lucas, primeiro nômade digital brasileiro a palestrar no TEDx Talks.

Antes de falar sobre minha experiência como primeiro nômade digital brasileiro palestrando no TED, vamos entender o conceito primeiro.

Assim, vou começar falando um pouco sobre o que é ser um nômade digital, para lhe dar um melhor embasamento.

Também conhecido como empreendedor independente de localização, é aquele que trabalha e se mantém por meio da Internet, o qual pode ser um fundador de projetos e dono de seu próprio negócio online.

O conceito também é válido para um colaborador freelancer que trabalhe remotamente para outras pessoas e empresas.

Este profissional pode, ainda, promover produtos digitais de outros empreendedores, trabalhando em uma modalidade chamada marketing de afiliados.

Resumindo, nômade digital é todo aquele que faz seu trabalho online, sem possuir, para isso, uma moradia fixa e nem ambientes de trabalho convencionais.

Isso proporciona estar em constantes mudanças de cidade, estado ou país, enquanto o trabalho.

Este consiste, também, em um modo de viver que proporciona maior liberdade aos que o seguem, retratando a prova cabal do quanto o mundo se modificou.

Nele, ao contrário do que apregoa o sistema tradicional, podemos fazer nossos próprios horários de trabalho.

Trata-se de um conceito revolucionário, introduzido pelo autor americano Tim Ferriss, através de seu livro Trabalhe 4 Horas por Semana (4 Hour Work Week).

O autor defende a valorização do tempo, motivando a busca pela liberdade, enquanto construímos a vida com que tanto sonhamos, inclusive no sentido financeiro.

Não me entenda mal!

Obviamente, Tim não é mais um dos manipuladores vistos dentro do marketing, que prometem 1000 fórmulas mágicas para se fazer dinheiro fácil e rápido, sem precisar fazer nada de esforço para chegar aos resultados almejados.

Seu livro, o qual sempre recomendo fortemente, propõe que você deve, em primeiro lugar, colocar seu foco e energia naquela sua melhor habilidade.

Dela poderá surgir uma ideia que atenda aos anseios e necessidades de um público alvo.

Em segundo lugar, dar início, aos poucos, a uma carreira em torno desta sua paixão.

Dessa forma, com o tempo, conseguirá automatizar o sistema de seu negócio, tendo mais horas livres para executar novos projetos ou fazer o que você desejar.

O que quero que você saiba é que tudo compreende um processo, um passo a passo para chegarmos ao topo.

Se ao ler o exposto acima, você pensou em algo como iniciar trabalhando por poucas horas e enriquecer rapidamente, posso assegurar que está equivocado quanto ao propósito do livro e quanto àquilo que ensino aqui.

Para mais informações sobre o conceito de nomadismo digital, assista ao documentário abaixo, no qual conferirá, também, depoimentos de pessoas que decidiram seguir este estilo de vida focado na abundância e riqueza.

Lembre-se de que não me refiro apenas à riqueza financeira, mas também no sentido de tempo.

Assim, poderemos utilizar para aprimorarmos ou aprendermos habilidades e ampliarmos nossos conhecimentos.

E como consequência, ter mais mobilidade para estarmos em qualquer lugar do mundo, conhecermos novas pessoas, culturas e, ainda, fazermos parcerias sensacionais de negócios.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais!

Tempo: a moeda dos “novos ricos”

Ao abordar o conceito de riqueza e utilizar o termo “novos ricos“, que você encontrará presente em seu livro, Tim explica que:

“Os novos ricos são aqueles que abandonam os planos de vida adiada e criam estilos de vida luxuosos no presente, usando a moeda dos novos ricos: Tempo e mobilidade. Isto é uma arte e uma ciência, a que nos referimos, daqui em diante, como projeto de vida.”Tim Ferriss

Esta arte, de que fala o autor, consiste em construirmos, dia após dia, tijolo por tijolo, um palácio para nós mesmos:

Uma vida de abundância, a qual não é tão somente financeira, e sim compreende maior tempo, mobilidade e liberdade.

Muito embora pareça glamouroso, vez apresentadas suas facilidades, o estilo de vida nômade digital requer um mindset apropriado para enfrentar os desafios que venham a surgir com ele.

Mais uma vez, friso que não se trata de conseguir dinheiro rápido e fácil pela Internet e viajar o mundo, como várias promessas vistas por aí.

Trata-se de uma luta constante no início, até que alcancemos real sucesso nesta jornada.

E aí, você me pergunta: “Marcus, como assim? Luta contra o quê?”

Note que existem vários tipos de obstáculos ou desafios que podem aparecer em seu caminho.

Você deverá ter mentalidade suficientemente forte, a fim de não permitir que as dificuldades o barrem, causando-lhe um bloqueio durante o processo de ir em busca da vida com que sempre sonhou. Aqui vão alguns deles:

1. Saber a direção correta a seguir

Embora este seja um modo de viver realmente convidativo e irresistível, por vezes, temos a certeza de querermos segui-lo, entretanto, barramos na difícil tarefa que é a escolha do que realmente desejamos fazer.

Uma vez sendo o universo da Internet tão amplo, tão farto de opções, por um momento, podem surgir 1000 ideias em nossa mente.

Por esta razão, o primeiro passo rumo a esta “vida dos sonhos” é refletirmos unicamente sobre aquela nossa melhor ideia e pensarmos nas possibilidades de execução.

Caminhar em uma única direção se faz necessário, sob pena de que você perca o foco e não consiga produzir algo realmente satisfatório.

Pense no que você tem de melhor a entregar, verifique as necessidades da sociedade, das pessoas à sua volta, e caso acredite ter a solução de que um determinado público tanto necessita, arregace as mangas e faça a diferença!

2. Medo de sair da zona de conforto

Um passo bastante importante, mas que requer duro exercício, é a capacidade de lidar com o desconforto, vez que este será seu amigo fiel nesta estrada.

Você se deparará com povos, culturas, e por que não idiomas, totalmente diferentes daquilo com que você está acostumado.

Terá de realizar novos aprendizados em vários âmbitos.

Em muitos casos, implicará viver longe da família, do namorado(a), esposo(a), melhores amigos, etc.

Sua rotina mudará completamente e, por momentos, haverá incertezas.

Todavia é crucial que desenvolva, dentro de si, a capacidade de superação do medo, a fim de que este seja muito menor que seu propósito.

O autor MJ DeMarco, em seu artigo 12 Coisas que Você Pode Fazer nos Próximos 12 Dias que Poderão Mudar Sua Vida para Sempre, defende que o medo, por vezes, é muito menor que o verdadeiro desafio que teremos a enfrentar.

Declara, ainda, que: “Uma vez que você tenha sentido a sensação de superar o medo, ele se torna um obstáculo a menos para seu sucesso.”

3. Falta de apoio por parte das pessoas ao redor

Mesmo com a possibilidade de acesso a todo tipo de informações, algumas pessoas, principalmente familiares (com especial referência àqueles de mais idade, criados em outra época), normalmente ainda se chocam quando você diz:

“Não vou procurar emprego em ambientes convencionais. Vou empreender pela Internet.”

Isto é muito comum, devido ao fato de que a educação tradicional que recebemos.

Parece um roteiro: obriga que, após termos frequentado todas as séries escolares, busquemos um curso superior para adquirir um diploma, façamos especializações, mestrado, e assim por diante, até que atinjamos o topo.

Segundo este modo de pensar, somente assim poderemos ter uma vida plena e abundante.

No entanto, a maior dificuldade se encontra justamente na aquisição de uma visão mais crítica, no desapego de ideias já engessadas, por parte das pessoas ao redor, a fim de perceberem que devemos buscar aquilo que realmente nos dá mais brilho nos olhos e faz com que acordemos motivados pela manhã.

Aquela nossa verdadeira paixão, por meio da qual possamos transmitir nosso melhor e inspirar mais pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Eu mesmo, quando comecei a construir negócios digitais a partir de meu quarto, história que contarei com mais detalhes em breve, fui chamado de louco por várias vezes e ouvia constantemente a frase:

“Isto não vai dar certo.”

A cidade onde nasci e morei por bom tempo está localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul.

Lá não possui muitos recursos, especialmente para quem pretende ser um profissional independente de localização e trabalhar pela Internet.

Porém, eu estava decidido a seguir nesta jornada, portanto, sabia que não poderia deixar que as baixas energias de pessoas que não entendiam do que se tratava me pudessem barrar de prosseguir.

Cada vez que ouvia algo negativo sobre meu novo projeto de vida, ia a um monumento existente em minha cidade natal e meditava por um momento, até as más vibrações passarem e, finalmente, eu voltava revigorado ao foco principal.

Após haver experimentado um emprego regular, eu tinha plena certeza de que não era o que eu queria para mim.

Embora desafiadora, eu sabia que esta estrada me proporcionaria oportunidades que iriam ao encontro do que verdadeiramente me faria feliz.

Era nestes momentos que me lembrava fortemente do que havia lido no livro inspirador que citei anteriormente, em que Tim Ferriss diz:

“Finalmente, concluí o óbvio: O efeito sobre minha autoestima e sobre meu estado de nervos não valia a pena o ganho financeiro. Eu não precisava do dinheiro por nenhuma razão específica, simplesmente assumi que eu precisava consegui-lo.”

Identifiquei-me com esta maneira de pensar enquanto trabalhava como desenvolvedor de software em uma empresa no Japão.

Vi colegas de trabalho de extrema competência serem demitidos, devido à crise surgida com o colapso econômico em 2008.

Como o Tim, eu não precisava do dinheiro por um motivo específico, mas sabia que precisava deste para minha independência!

Durante o início de sua carreira de nômade digital, é provável que ocorra o mesmo com você.

Muitas e muitas vezes, será chamado de louco, desacreditado, não reconhecerão que você trabalha duro, mesmo que não precise sair de casa, entre outros argumentos.

Alguém poderá tentar convencê-lo de que “Isto não vai dar certo e você vai quebrar”.

Jamais (e eu friso esta palavra), jamais deixe que esta e outras frases negativas interfiram no que você faz e lhe desviem o foco.

Lembre-se: Sua vida é um veículo, cujo volante somente você pode ter nas mãos e cuja velocidade somente você poderá controlar.

marcus-lucas-minimalismo

Nômade digital brasileiro palestrando no TEDx, na UFABC.

4. Dificuldade de utilizar o minimalismo

Vivemos em uma sociedade que está bastante voltada ao consumismo excessivo.

Muitas vezes, consumimos bens materiais de que não precisamos, seja para impressionar a outros, ou mesmo pela simples necessidade de se ter algo novo todos os dias.

A compulsão pela compra não tem fim e esquecemos de perceber o que realmente nos move, que é agregar valor ao mundo e pensar mais nas iniciativas que nós mesmos podemos tomar em prol de outros.

De maneira especial, o empreendedor digital nômade, porquanto vive em constantes mudanças de localização, deve desenvolver a mentalidade de produzir mais e consumir menos.

Focar-se na produção como uma prioridade, embora não pareça fácil para muitos, é a chave para a real abundância, visto que com isto, impactaremos a vida de outras pessoas.

Isso é o que nos faz mais humanos, proporcionando-nos, também, o sentimento de felicidade por nos desapegarmos daquilo de que não precisamos e ajudarmos a quem mais necessita.

Já morei em vários países diferentes, e hoje em dia, possuo uma base na Tailândia. Pratico o minimalismo extremo, carregando todos meus bens em apenas 2 mochilas.

Para mim, é bastante gratificante este estilo de vida.

Além de estar em contato com diversas pessoas, culturas, modos de pensar, o que me traz novos aprendizados a cada dia, estou, ainda, voltado para o que mais amo:

Produzir conteúdo de qualidade para você, a quem também devo meu sucesso como empreendedor.

5. Conexões de Internet

Em determinados países ou lugares, a conexão de Internet não é favorável, por ser bastante lenta, ou mesmo por ter quedas constantes de sinal, o que obviamente se torna um obstáculo para quem trabalha online. Cuide-se com isto!

É recomendável que antes mesmo de que faça a viagem internacional de sua escolha, busque informações sobre a conexão de Internet onde você estiver, a fim de que não ocorram incidentes prejudiciais a seu trabalho.

Este cuidado se faz imprescindível, de maneira especial, se você pretende escolher um país estrangeiro para residir.

Inclua este item em sua lista de prós e contras para evitar surpresas desagradáveis! Note que disto também depende o sucesso de seu negócio.

6. Custo de Vida

Minha experiência como nômade digital brasileiro mostrou que, no meu país de origem, somos obrigados a pagar impostos que aumentam continuamente, o que eleva o custo de vida cada vez mais.

Isso traz uma realidade nada favorável ao empreendedorismo.

Daí ocorre a necessidade de escolhermos países onde não haja presença deste complicador.

Assim poderemos ter melhores condições de investir no que é necessário para nossa profissão e ao mesmo tempo viver com verdadeira qualidade.

Um dos países que indico fortemente é a Tailândia, que além de possuir uma situação econômica que vai ao encontro das necessidades de um empreendedor digital, apresenta, ainda, lugares chamados de Coworking Spaces.

São espaços de trabalho colaborativo, onde pessoas que vivem da Internet podem se conhecer, trocar valores, realizar parcerias em projetos, além de estar em contato com profissionais que compartilham do mesmo propósito.

Estes, entre outros desafios, fazem com que o nomadismo digital seja um caminho que requer de você a mentalidade certa para superá-los.

Não há uma receita para desenvolvê-la. A chave está dentro de você.

No entanto, os prazeres proporcionados por este modo de viver compensam todo e qualquer obstáculo.

Não há nada melhor que encontrar pessoas com semelhante mindset para realizar parcerias de negócios, fazer amizades pelo mundo, conhecer a forma como vivem, sua cultura, trocar valores, energia, etc.

Não há nada como aprender outras línguas, bem como outras habilidades que poderão ser empregadas, posteriormente, em nossa vida pessoal e profissional.

Também não há nada, é claro, como chegar a ter, financeiramente, aquela vida que sempre quisemos, sem que precisemos estar presos em um só ambiente físico. Isto tudo não tem preço!

Busque ser incorrompível e faça de si mesmo uma pessoa de propósitos.

Descubra o que lhe faz feliz, mas não pense apenas em você. Busque impactar e inspirar a outros, da mesma forma, e perceba que formará em torno de si uma corrente do bem.

Eu poderia ficar por horas e horas falando para você, que está lendo este artigo, sobre o quanto me gratifica o que vivo atualmente, porém este é um breve resumo.

Espero que nos possamos conhecer melhor algum dia, para que eu também possa saber sua história!

Apenas não poderei deixar de destacar uma das oportunidades surgidas com o nomadismo digital que encheram meu coração de honra e alegria.

Nômade Digital Brasileiro no TEDx Talks

Até o meu conhecimento, fui o primeiro nômade digital brasileiro a ser convidado a palestrar em um programa de eventos relacionado a empreendedorismo chamado TEDx Talks, ocorrido no ano de 2014, na UFABC (Universidade Federal do ABC).

Nômade digital brasileiro palestrando no TEDx, na UFABC.

Nômade digital brasileiro palestrando no TEDx, na UFABC.

Para quem ainda não sabe, este é um programa mundial de eventos, onde pessoas de destaque são convidadas a disseminar ideias e têm de entregar sua mensagem por meio de uma palestra que deve durar em torno de 15 minutos.

O TEDx corresponde, no Brasil, ao programa de eventos TED Talks e segue as regras deste último.

Constitui uma plataforma global focada em experiências, ideias e iniciativas que geram real valor para a construção de uma sociedade melhor e merecem ser partilhadas.

Este foi, além de um marco, um grande desafio, já que palestrei para uma média de 400 pessoas e sabia que se tratava de um evento do qual já haviam participado profissionais como Bill Gates.

Lá, abordei sobre minha história de vida até que chegasse a ser um nômade digital brasileiro, mostrando um pouco do que venho fazendo atualmente, com a finalidade de também motivar outras pessoas.

Finalmente, mencionei a experiência que me foi proporcionada através do trabalho com Moema Edler, deficiente visual que fala 7 línguas, especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras.

Em 2013 ela se tornou colaboradora do projeto Libertação Digital.

Você poderá conferir a mensagem transmitida por ela em uma apresentação em vídeo que demonstrarei nesta minha abordagem.

O que você aprenderá nesta palestra:

  1. Um pouco mais sobre nomadismo digital através de minha história de vida e como cheguei até aqui;
  2. Desapego dos bens materiais e minimalismo como meio facilitador para se viajar pelo mundo e trabalhar ao mesmo tempo.
  3. Importância de se conhecer novas culturas e línguas, bem como a da conexão com pessoas que agreguem valor, e o abandono da zona de conforto como meio de se adquirirem novos aprendizados.
  4. Negócios digitais como ferramentas provedoras de liberdade para se trabalhar de qualquer parte do mundo, entre outras de suas vantagens.
  5. Exemplo de força de vontade e superação de obstáculos diversos, como deficiência física, atravésda apresentação em vídeo da tradutora deficiente visual Moema Edler.

Confira o vídeo da palestra clicando abaixo:

É com muito prazer que o convidamos a também ser um desbravador deste mundo e mergulhar na grande satisfação de executar aquela sua ideia que ainda está apenas no pensamento! Sinta-se incluído entre nós!

Se tantos conseguem, você também chegará lá.

Nota mental: Existem sonhos para todos e metas para os inteligentes.

Conclusão

Graças à Internet, hoje é possível trabalhar à distância.

Há várias modalidades para se trabalhar online, sendo as principais como freelancer, afiliado e empreendedor digital.

Ao mesmo tempo, isso proporciona ter um estilo de vida diferente, chamado de nomadismo digital, que pressupõe que é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Para isso, basta ter um computador, conexão de qualidade com a Internet e colocar a mão na massa.

Há muitas vantagens, porém existem alguns desafios a superar.

A palestra do TEDx na UFABC não foi só uma oportunidade de mostrar um pouco da vida de um nômade digital brasileiro, foi o momento de mostrar que podemos transformar nossas realidades com nosso conhecimento.

Mesmo que haja limitações, desenvolvendo uma mentalidade forte podemos superar vários desafios e alcançar nossos objetivos.

Duas perguntas para você…

Está pronto para se comprometer consigo mesmo e colocar o primeiro tijolo na construção de seu castelo?

Está disposto a se engajar nesta tarefa, dando o primeiro passo em prol do seu sucesso?

Um forte abraço,

Marcus Lucas - Assinatura  

“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.” – Leon Tolstoi

Fique Atualizado, É 100% Grátis!

Gostou deste artigo? Então digite seu e-mail para receber atualizações:

Se este artigo foi útil e fez sentido para você, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Colabore também com as discussões, deixando seu comentário abaixo. 🙂

ARTIGOS RELACIONADOS
MARCUS LUCAS
HO CHI MINH, VIETNÃ

Marcus Lucas, além de Mestre em Sistemas de Informações Globais e Telecomunicações pela Waseda University, Japão, é empreendedor digital nômade e autor, apaixonado por automação de negócios e lifestyle business.