Digite seu e-mail abaixo, e alavanque sua vida – e seu negócio – para o próximo nível!
* Anti-SPAM: Seus dados nunca serão vendidos nem repassados para terceiros.

BANGKOK, TAILÂNDIA

Marcus Lucas, além de Mestre em Sistemas de Informações Globais e Telecomunicações pela Waseda University, Japão, é empreendedor digital nômade e autor, apaixonado por automação de negócios e lifestyle business.

Negócios Oportunidades

O que é Empreendedorismo Digital?

Por

Empreendedorismo digital. Para algumas pessoas essas simples duas palavras podem parecer um bicho de sete cabeças, mas vamos ajudá-lo a decifrar esse enigma.

A palavra empreendedorismo está ligada a empreendimento, montar uma empresa, oferecer um produto, começar a comercializar algo, sendo inovador ou não.

Dessa maneira, toda pessoa que decide largar o seu emprego convencional e se aventurar a montar o seu próprio negócio é um empreendedor.

De acordo como Sebrae-SP, o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo.

Seja pela criatividade do brasileiro, seja pela necessidade de sobrevivência, estamos sempre procurando algo que não precisamos ter um patrão, afinal, ninguém gosta daquele cara chato dando ordens a todo o momento não é mesmo?

Com a chegada da internet e o avanço abrupto das redes sociais, o empreendedorismo ganhou um novo formato, chamado de empreendedorismo digital.

Agora ficou fácil entender, se empreender é montar o seu próprio negócio, empreender digitalmente é montar o seu próprio negócio na internet.

Embora possa parecer algo meio assustador, ou até mesmo difícil, principalmente para os mais velhos, a verdade é que o mercado online tende a substituir em pouco tempo o mercado tradicional.

Empreendedorismo Digital, a Nova Era!

Você deve estar lembrado daquela aula chata de história que falava das Eras não é mesmo?

A Era medieval, a Era industrial. Então, nos anos 90 a sociedade entrou em uma nova Era, a chamada Era da Informação.

Pesquisas em enciclopédias começaram a ser substituídas por buscas no Google, cadê (você lembra?).

Nessa década, porém, afirmo que entramos novamente em mais uma nova Era, a Era dos relacionamentos digitais.

Com a chegada do smartphone a internet praticamente se popularizou, chegando a praticamente todas as pessoas de todas as camadas sociais.

Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo digital?

Tudo.

Com um celular na mão as pessoas viram que poderiam comprar produtos pela internet, fazer cursos pela internet, pedir lanche, pizza sem precisarem usar o telefone.

Dessa forma, a velocidade de mudança cresce repentinamente, e em pouco tempo, o comércio tradicional de produtos e serviços será completamente transformado.

Novas profissões, novas formas de relacionamento, de trabalho, de prestação de serviços e de vendas estão nascendo a cada dia.

Como faço para montar no barco e ser um empreendedor digital?

Bom, se você gostou do tema, e quer embarcar nessa aventura, está no lugar certo.

Vamos te dar algumas dicas excelentes para você empreender nesse imenso oceano online.

As possibilidades são gigantescas, desde a venda de um produto tradicional como roupas, calçados, eletrodomésticos, acessórios, passando por serviços, como digitação, advocacia, contabilidade, chegando aos produtos recentes 100% digitais, como e-books, treinamentos, cursos, entre outros.

As próprias universidades, cientes dessa transformação repentina, estão investindo maciçamente em cursos à distância, tanto de graduação, quanto complementares ou até mesmo pós-graduação.

Cursos de curta duração ganham cada vez mais adeptos, pois se tratando de um mundo cada vez mais veloz, podemos concluir que as pessoas estão cada vez mais apressadas não pretendendo mais esperar por quatro anos para obter um diploma não é mesmo?

Mas quais são as vantagens de empreender na internet?

As vantagens são tantas que passaria um dia aqui conversando com vocês.

Mas separamos algumas vantagens que certamente te farão repensar a sua empresa física, ou até mesmo a sua decisão de já começar empreendendo online.

  • Custo fixo menor, economizando com aluguel, água, luz;
  • Maior flexibilidade de horários;
  • Expansão territorial, quebrando os limites da barreira física;
  • Maior interatividade com o consumidor final.

Essas são apenas algumas das vantagens em transformar ou começar o seu negócio na internet.

Muitas empresas já consolidadas, como as de eletrodomésticos estão cada dia mais antenado nisso, pois afinal, pagam largas somas de aluguel, comissões de funcionários, encargos trabalhistas, para vender somente para uma única cidade!

A internet está quebrando essa barreira, fazendo essas empresas reduzirem seus custos, ampliando ainda mais a carteira de clientes!

11 Estratégias Legítimas para Gerar até R$9.000 Mil Reais de Casa!

Atenção, as pessoas estão cada vez mais exigentes!

Ao mesmo tempo em que empreender na internet tem as suas vantagens, também traz alguns pontos que você precisa rever em seu negócio, ou antever se está iniciando um.

Um dos pontos fundamentais é que, hoje, as pessoas estão se informando cada vez mais antes de efetuarem as compras propriamente ditas.

Por essa razão, empresas que até então concentravam seus esforços apenas em comprar e vender seus produtos de forma direta está tendo que concentrar sua atenção em produzir conteúdos relevantes sobre o seu ramo, produto, atividade para atrair a atenção do seu cliente.

Isso mesmo, com a chegada do marketing de conteúdo, estudiosos da área compararam a jornada de compra de uma pessoa a um funil, dividindo-o em três fases:

  • Topo do funil;
  • Meio do funil;
  • Fundo do funil.

Dessa forma, entenderam que no topo do funil os clientes ainda não sabem ao certo o que querem comprar, mas possuem uma necessidade ou problema, e é nesse momento que sua empresa oferece conteúdos relevantes para ele sem oferecer diretamente o seu produto.

Conforme ele avança para o meio do funil, você começa a mostrar os benefícios do produto que comercializa, e como ele pode ajudar o potencial cliente, mas deixando-o livre sobre a escolha de qual empresa comprar.

E no fundo do funil, você ataca, mostrando porque ele deve comprar esse produto de você e não do seu concorrente!

Vamos empreender?

Dessa maneira, entendemos que o empreendedorismo digital deve crescer bruscamente nos próximos anos.

As relações trabalhistas irão se transformar.

Algumas franquias irão rever o seu formato, e novos trabalhos irão surgir possibilitando a cada dia sua inserção no empreendedorismo digital.

Sendo assim, não perca mais tempo, acesse nosso canal no youtube e ative as notificações para receber nossos vídeos com dicas valiosíssimas em primeira mão!

Você quer começar agora mesmo e montar o seu negócio digital?

Deixe seu comentário abaixo e participe das discussões abaixo.

Rumo à liberdade,

Marcus Lucas - Assinatura  

“Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!” – Fernando Sabino

Fique Atualizado, É 100% Grátis!

Gostou deste artigo? Então digite seu e-mail para receber atualizações:

Você já começou a empreender na internet? Quais são os seus principais desafios no momento? Deixe seu comentário abaixo e participe das discussões! 🙂

ARTIGOS RELACIONADOS