Digite seu e-mail abaixo, e alavanque sua vida – e seu negócio – para o próximo nível!
* Anti-SPAM: Seus dados nunca serão vendidos nem repassados para terceiros.

Estilo de Vida Mentalidade Negócios

Como se Tornar um Empreendedor Independente de Localização

Por

Após algumas publicações que fiz, tenho recebido uma enxurrada de mensagens de pessoas que querem se tornar empreendedores independentes de localização, ou nômades digitais.

E a verdade é que, com as facilidades trazidas pela internet e por novas tecnologias, como o Skype e o WordPress por exemplo, fica cada vez mais fácil se tornar um empreendedor independente de localização.

Particularmente, acredito que seja muito mais fácil obter algum tipo de sucesso online do que com empresas físicas, como a de tijolos e argamassas, por exemplo…

Isso se você souber fazê-lo da maneira correta, claro.

Ah, não me entenda mal.

Houve vezes, nesta jornada, em que me senti extremamente frustrado, já que muitas pessoas não me davam um apoio no início…

E enquanto eu construía meu próprio negócio em meu quarto, chamavam-me de louco e pensavam que a empresa nunca se tornaria sustentável.

Não foi fácil, mas pude superar isto com o passar do tempo, e agora, a vida de nômade digital e de poder perambular pelo mundo se fez realidade.

Durante o processo de chegar até onde eu queria, parecia que este processo duraria PARA SEMPRE.

Como muitos empreendedores independentes de localização, eu também já tive minha história de batalhas.

No entanto, todos aqueles momentos difíceis, juntamente com o fato de ter saído totalmente de minha zona de conforto, ensinaram-me algumas das melhores lições de minha vida, que considero como sendo valiosas para fazer de nós pessoas melhores e mais sábias.

E agora gostaria de dividir com você algumas dicas para você se posicionar no caminho do empreendedorismo independente de localização.

1. Aprender A Pescar É Muito Mais Importante Do Que O Peixe Em Si.

Um dos momentos difíceis de quando iniciei foi que, por vezes, eu costumava até mesmo sair para pescar com um tiozinho-amigo, que tinha em torno de 60 anos de idade, e possuía vasta experiência em pescarias.

Então, ele me ensinava coisas sobre o anzol, os peixes, como pegá-los, e eu costumava prestar bastante atenção a ele, a fim de aprender bem, e assim, ia empilhando peixes no refrigerador para ter alguma reserva de alimentos para comer.

Não necessariamente porque eu iria morrer de fome por falta de comida, já que talvez conseguisse apoio de familiares ou amigos próximos para isso…

Mas aquele foi o momento de BASTA, em que agora eu precisava tomar mais responsabilidade e que, a partir daquele momento, seria comigo.

E esse processo, de aprender a pescar com alguém que tem experiência, me trouxe uma lição importante.

Não apenas que se faz crucial aprender diretamente com alguém que já possui experiência em certo ramo, mas também que aprender o processo de como pescar é muito mais importante do que receber o peixe de mão beijada.

2. Ajuste As Lentes Das Suas Paixões Em Direção À Servir E Ser Útil Aos Outros.

Eu vejo muitas pessoas começando com o objetivo de terem um negócio e ganharem dinheiro, em vez de começarem com seus próprios propósitos de vida, paixões e contribuição.

Todos nós temos um dharma, aquilo que nós podemos fazer no mundo e que, algumas vezes, ninguém mais pode fazer.

Até que encontremos propósitos na vida, estamos mais é mexendo nossos pauzinhos tentando construir negócios e ganhar dinheiro.

Invista em treinamentos e educação, mergulhe em suas paixões e, somente quando você tiver um propósito direcionado…

Que o ajudará a superar TODOS os obstáculos, será hora de construir um negócio MAIOR, baseando-se em propósito e contribuição.

3. Mantenha As Despesas Gerais Baixas Até Que Você Construa Confiança.

Embora eu já tenha investido um montante significante de tempo e energia em desenvolvimento pessoal nos anos que me levaram até o início da construção de meu negócio, eu mantive as despesas gerais de minha empresa baixas.

No início, pense em reduzir o consumo de bens fúteis e gastos mensais. Desta forma, você construe a confiança de seu negócio, antes de aumentar suas despesas fixas.

4. Nunca Abra Escritórios Físicos Se For Se Tornar Um Empreendedor Independente De Localização.

Parece muito mais fácil ter um escritório em casa e eliminar qualquer trajeto longo ou despesa extra.

Ter uma “empresa física” parece desnecessariamente complicado. Sem clientes locais, não há razão para ter espaços de escritórios físicos.

E eventualmente, dei-me conta de que isto me deixaria livre para viajar para onde eu quisesse e trabalhar ao mesmo tempo, além de poder fazer meus próprios horários de trabalho, dentre vários outros benefícios.

5. Busque Se Livrar De Crenças Limitantes.

Se você não tirar nada mais deste artigo, este quinto ponto é o principal para você lembrar. Não há NADA MAIS PODEROSO que você possa fazer que assumir o compromisso de reprogramar suas crenças.

Qualquer atitude que você tomar no mundo não irá adiantar, se você tiver fixado a crença negativa de que “há muita competitividade”, ou de que “é muito bom para ser verdade” ou “dinheiro é algo do mal”, e assim por diante.

E é aí que eu poderei mesmo ajudar você, se você estiver aberto a ser ajudado.

Não haveria NENHUMA MANEIRA de eu ter chegado aonde cheguei agora, se eu não tivesse feito esta reprogramação de crenças, o que inclui sair da zona de conforto regularmente e de forma consciente, pelos últimos anos.

6. Seja O Mais Honesto Possível Consigo Mesmo.

Não caia no empreendedorismo independente de localização, ou nomadismo digital, para evitar algo.

Se você estiver usando a independência de localização para evitar sua terra natal, sua família, suas dívidas ou sua (seu) ex… você estará fazendo isto pelas razões erradas.

Se você estiver usando a independência de localização para viver na negação e fingir que não tem problemas que precisem ser enfrentados… você está fazendo isto pelas razões erradas.

E eventualmente, não poderá dar nenhum passo mais à frente, e a negação irá morder seu calcanhar.

Não use a independência de localização para “fugir” ou “escapar” de sua vida, pois a longo prazo, não adiantará.

Encare todos seus problemas em casa com coragem, para que esse estilo de vida seja realmente uma forma de ter liberdade, em vez de viver na negação.

Agora, assista a minha palestra no TEDx Talk, em São Bernardo do Campo:

Coloque essa palestra no seu site (copie e cole o código HTML)

Espero que essas seis dicas possam ajudar você nesta nova jornada.

E agora, a sua pergunta…

Qual é o maior obstáculo que está impedindo você de se tornar um empreendedor independente de localização?

Deixe sua resposta ou dúvida nos comentários abaixo.

Um forte abraço,

Marcus Lucas - Assinatura  

“Algo só é impossível até que alguém duvide e prove o contrário. A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo.” – Albert Einstein

Fique Atualizado, É 100% Grátis!

Gostou deste artigo? Então digite seu e-mail para receber atualizações:

Se você achou este artigo útil ou interessante, compartilhe no Facebook. E fique a vontade para participar nas discussões abaixo! 🙂

ARTIGOS RELACIONADOS
  • Grande Marcusvocê foi lá e fez acontecer belo artigo parabéns cara …

  • Tiago Martins

    Dicas de excelência, gostei bastante.

  • Olá Marcus,

    Também falo por experiência própria minha que, se as crenças não forem reformuladas, os resultados não mudarão e esse é um dos principais fatores de muitos fracassarem. Vejo muitas pessoas com vontade enorme de ganhar dinheiro, mas não procuram seguir esses passos listados neste ótimo artigo, que é o ponto de partida para quem quer empreender de forma nômade.

    Grande abraço e sucesso sempre!

    • Grande Fábio,

      Sempre com textos e colaborações TOP. Reformulação de crenças é muito importante… requer trabalho consciente constante.

      Avante, nômade digital! 🙂

      Abraços.

  • Grande Marcus! Como sempre nos munindo de textos inspiradores e sem dúvida alguma que sugerem ações imediatas para mudar sua vida e carreira independente de localização. Parabéns por mais um texto libertador. Abração.

    • Olá Leandro,

      Muito obrigado pelas palavras! Libertação, adiante!

      Abraços.

  • Bruno Sampaio

    Esse é o estilo de vida que quero pra mim e você, Marcus, com certeza está sendo um mestre me ensinando a pescar

    • Grande Bruno,

      Vamos que vamos! Passo a passo tudo dá certo.

      Abraços!

  • Flávia Carrara

    Ótimo artigo!!

    • Olá Flávia,

      Obrigado pela participação! 🙂

      Abraços.

  • Estou cada vez mais motivada por conta de pessoas como você! Muito obrigada por dividir com a gente!

    • Olá Mariana,

      Grato pelas palavras! 🙂

      Abraços.

  • André Toso

    Ótimo artigo, Marcos. Gostei, principalmente, do segundo ponto. Estou nesta fase neste momento, tentando encontrar de fato o que eu tenho a agregar. Ao invés de criar algo por criar, estou primeiro refletindo e sentindo qual de fato é a contribuição que quero dar. Definitivamente, não quero criar algo apenas por necessidade financeira. Tenho pensado que grande parte do segredo está nesta decisão. Às vezes é melhor esperar pela confiança no propósito do que simplesmente sair criando algo para ganhar algum dinheiro. O processo é longo. Abraço!

    • Grande André,

      Sempre com participações excelentes!

      Construa produtos digitais tendo por base a contribuição e ajuda. Nem sempre serão ramos que iremos levar para o resto da vida, mas o importante é que, na construção de algo, foque no propósito.

      Forte abraço!

  • Vera Golbi

    Oi Marcus, td bem?
    Tenho acompanhado o seu blog, aliás já fiz o curso BGD há um bom tempo atrás.
    O que eu quero saber é o seguinte: vejo que ser nômade digital parece muito mais voltado a um jovem solteiro do que para uma pessoa casada e com filhos. Conhece alguma família nômade digital?

    • Olá Vera,

      Muito obrigado pelas palavras e pela participação!

      Tenho uma entrevista com uma família nômade, casal com 4 filhos, que entrevistei na Tailândia. Em breve postarei aqui para você ficar ainda mais inspirada.

      Abraços!

  • Ivo Fio

    muito bom, realmente o que eu precisava ler nesse momento!!

  • SEUS ARTIGOS SÃO LUZES. PARA TODOS AQUELES QUE, ESTÃO INIICIANDO .E NÃO SABEM POR ONDE COMEÇAR.SEMPRE QUE, POSSO LEIO TODOS. SÃO PARA, MIM COMO FONTES DE ENERGIA.PARA QUE, EU UM DIA VENHO Á DESCOBRIR MEU VERDADEIRO DHARMA.

    • Olá Fernando,

      Muito obrigado pela participação e seja sempre bem-vindo por aqui 🙂

      Abraços!

  • Jesus Leo

    É ótimo ler seus artigos, me ajuda a lutar pelo meus objetivos e não desitir dessa jornada… valeu Marcus.

    • Olá Jesus,

      Ótimas as suas colocações!

      Grato.

  • Fabio

    Sensacional, me apaixonei pelo blog, acho que o caminho é esse. Estou com planos e gostei muito das orientações do site! Sucesso sempre para você e para as pessoas que acompanham o site. Forte abraço

    • Olá Fabio,

      Muito obrigado pelas palavras e sinta-se a vontade para participar das próximas discussões também!

      Até breve 🙂

  • Desde o começo, desde o início do Libertação Digital… esse blog sempre foi um dos melhores. Quando eu vi a primeira e a segunda postagem, pensei comigo, Marcus Lucas vai dar trabalho ou seja, vai deixar muita gente de cabelo em pé. E realmente, tem deixado… quanta coisa boa dá para se tirar destes vídeos e postagens. Quem fez isso até hoje ?? Só Marcus Lucas…

    A sinceridade e a verdade acoplada em tudo que você faz irmãozão, te diferencia de milhares, Parabéns mais uma vez. Tamo junto sempre. Um grande abraço.

    • Grande Alex,

      Fico extremamente grato por palavras como a sua, Alex. Realmente passa uma energia a mais para cada vez mais melhorar.

      Muito obrigado e grato pelas contribuições! 🙂

      Forte abraço! Você é demais!

  • Luciano Lucas

    Olá Marcus, devo confessar que este é o blog mais inspirador que já conheci. Estou começando um negócio agora e suas dicas têm sido absurdamente úteis para mim. Um grande abraço e muito sucesso para todos nós meu caro!

    • Olá Luciano,

      Comentários como o seu me dão mais energias para continuar nesta jornada, muito grato por ele.

      Seja sempre bem-vindo por aqui 🙂

      Forte abraço!

  • Gostaria de aprender mais sobre.como ser um empreendedor digital, tenho conteudo bom em meu nicho mas nao tenho ferramentas que possam me ajudar a criar conteudo nem ninguem que me ensine. Voce tem algum curso para ajudar e ensinar?

    • Olá Gabriel,

      Não ficou muito claro “tenho conteúdo bom em meu nicho mas não tenho ferramentas que possam me ajudar a criar conteúdo”. Poderia elaborar um pouco mais, por favor?

      Oferecemos alguns cursos através do Libertação Digital, estamos cogitando abrir novas vagas em breve (mas ainda não é 100% certo).

      Abraços.

MARCUS LUCAS
CEBU, FILIPINAS

Marcus Lucas, além de Mestre em Sistemas de Informações Globais e Telecomunicações pela Waseda University, Japão, é empreendedor digital nômade e autor, apaixonado por automação de negócios e lifestyle business.