Digite seu e-mail abaixo, e alavanque sua vida – e seu negócio – para o próximo nível!
* Anti-SPAM: Seus dados nunca serão vendidos nem repassados para terceiros.

Estilo de Vida Mentalidade

7 Razões Por Que Você Deve Viajar Sozinho ao Menos uma Vez na Vida

Por

Tive a chance the jantar com um cara que vez a volta ao mundo… sozinho.

Apesar de eu já ter viajado bastante, e muitas vezes sozinho, é impressionante os medos e as desculpas que damos para não fazê-lo.

Naquela conversa, em restaurante em São Paulo, a minha curiosidade era tanta que comecei a bombardeá-lo com perguntas…

  • Como foi viajar sozinho?
  • Quais os lugares que mais gostou?
  • E as praias mais bonitas?
  • Como essa viagem ao mundo mudou você como pessoa?

Foi naquele momento que me dei conta: se eu estava tão curioso com tantas perguntas, apesar de já ter viajado sozinho bastante, aquela minha reação também era um sinal.

O sinal de que precisamos viajar mais sozinhos.

Se você ainda está com medo, ou cheio de desculpas, aqui estão os 7 principais motivos fazê-lo ao menos uma vez na sua vida.

1. Você Vai Conhecer Pessoas Incríveis.

Ao mesmo tempo que viajar com amigos ou com outro grupo pode ser divertido, viajar sozinho por certo tempo pode provar ser uma das coisas mais recompensantes que você irá fazer, pelas pessoas incríveis que você vai conhecer.

Quando viajamos com amigos ou com um parceiro, nós temos a tendência de nos limitarmos àquele grupinho de rostos familiares, e embora você vá encontrar pessoas novas, as dinâmicas e interações não serão tão profundas e satisfatórias.

Enquanto você está sozinho na estrada, você tem muito mais vontade de encontrar parceiros de viagem, interagir com outros viajantes, e geralmente tenta conseguir mais, a fim de se socializar.

2. O Senso De Total Liberdade.

Quando você viaja só e começa a conhecer pessoas e fazer amizades incríveis, você provavelmente vá interagir com parceiros de viagem e acabar expandindo seus planos.

Você provavelmente irá mudar seus planos quando ouvir falar naquela cachoeira impressionante, naquela praia deserta incrível, na oportunidade de fazer bungee jump em uma ponte alta, ou saborear algum petisco especial que você só encontrará fora de seu lugar de sempre.

Quando você está viajando, você se abre às mudanças e as recebe de braços abertos.

E o melhor é que você não tem de incluir isto na agenda de um grupo, ou dar explicações, ou desapontar ninguém, você pode seguir seu ritmo, seus desejos, e se mover como o vento.

3. Viajar Sozinho Desafia Seus Medos E Inseguranças.

É um grande desafio, especialmente se é a sua primeira experiência viajando só.

Eu me lembro da primeira vez em que viajei, quando tinha 20 anos e fui para Las Vegas sozinho para apresentar em uma conferência.

Eu estava aterrorizado quanto ao desconhecido, mas se eu fosse me entregar ao meu medo, eu nunca teria conhecido o meu lado forte, corajoso e aventureiro.

Eu estava assustado, mas fiz isto de qualquer maneira, e no terceiro dia, eu me sentia realmente orgulhoso de mim mesmo.

Dali em diante, nunca deixei o medo me parar.

Anos e muitas aventuras mais tarde, ainda escuto uma vozinha interior me perguntando:

  • E se alguma coisa der errado?
  • E se você acabar correndo perigo?

Isto é normal e perfeitamente humano; o medo existe para nossa própria proteção e impulsiona nosso cuidado. Mas não devemos deixar que ele controle as nossas vidas.

A segurança pode ser um grande conforto, mas o bom senso é a chave.

Pesquise bastante antes de você viajar, confira sobre os hotéis e busque depoimentos de outros viajantes em foruns e blogs.

Respeite a cultura local, e eu garanto que você vai se dar bem.

4. Apaixone-se!

Todo mundo quer encontrar sua cara metade, e muito é falado sobre falhas nos relacionamentos à distância.

Não deve ser assim!

Nós encontramos o amor, quando conhecemos alguém com quem dividimos nossos interesses, sonhos e metas. Quando você viaja sozinho, você conhece pessoas de tantas partes do mundo, que se apaixonar pode simplesmente acontecer.

Se vai ser um grande amor de verão ou terminar em um altar, isto ninguém sabe, mas existem muitas pessoas lá fora com histórias incríveis.

Se você já tem um parceiro, este tempo longe poderá impulsionar sua paixão, e quando você voltar, apreciarão ainda mais a companhia um do outro.

5. Você Pode Tirar Tempo Para Se Nutrir.

Se você tem uma vida estressante em casa, estudando bastante ou trabalhando demais, viajar sozinho pode ser a chance de tirar um tempo e se nutrir.

Tanto faz se você viaja com uma maleta para um lugar mais barato, ou se o céu é o limite do seu dinheiro, você pode usar este tempo para se deleitar.

Saborear deliciosas refeições locais que lhe darão mais energia e saúde, fazer longas caminhadas na praia ao nascer do sol, ou receber uma massagem, fazer yoga e relaxar muito.

Curta todas as coisas maravilhosas que você merece e entenda que a felicidade é apenas um pássaro, certo?

E não um privilégio.

6. Você Terá A Chance De Se Reinventar E Ser Quem Você Quiser Ser.

Quando viajando sozinho, você pode deixar para trás aquele seu velho lado desanimado e cansado e começar a ser uma nova pessoa, explorar partes de sua personalidade com que você não se sente muito confortável ou familiar.

Quando na estrada, você vai ser desafiado por vários fatores inesperados e vai se surpreender com o quão bem você responderá a estes desafios.

Encoraje-se por desencadear a pessoa maravilhosa, irresistível e inteligente que você é, mas que você negligencia em sua rotina diária.

7. Você Pode, Finalmente, Tirar Um Tempo Para Deixar Qualquer Outra Coisa Para Trás.

Apenas se desligue do mundo por alguns minutos.

Desligue seu celular, “esqueça-se” de conferir seus e-mails por alguns dias… não pense nas contas para pagar, nas responsabilidades, nos deveres e problemas.

Deixe-os de lado.

A maioria das vezes em que temos criatividade mais intensa ou que encontramos
soluções para todos os nossos problemas, na verdade, são aqueles momentos em que nos desligamos e paramos de nos preocuparmos.

Você já tentou lembrar-se de algum nome ou data e simplesmente não conseguiu, e depois, quando você desistiu de tentar, surgiu na ponta da língua?

Acontece o mesmo com outras coisas na vida.

Às vezes, nosso cérebro precisa se livrar de velhos pensamentos para que possa dar espaço à criação de outros novos e melhores.

Por isto, simplesmente se desligue de tudo, e ficará impressionado com o quão fresca sua mente estará quando voltar para casa.

Marcus Lucas - Assinatura  

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho
original.” – Albert Einstein

Fonte Adaptada: http://thoughtcatalog.com/yara-coelho/2013/12/7-reasons-why-you-should-travel-alone-at-least-once-in-your-life/

Fique Atualizado, É 100% Grátis!

Gostou deste artigo? Então digite seu e-mail para receber atualizações:

Você já viu o que o mundo tem a oferecer e como viajar pode ser beneficial para você? Participe das discussões nos comentários.

(Visitado 14.403 vezes, 13 visitas hoje)
ARTIGOS RELACIONADOS
MARCUS LUCAS
OSAKA, JAPÃO

Marcus Lucas, além de Mestre em Sistemas de Informações Globais e Telecomunicações pela Waseda University, Japão, é empreendedor digital nômade e autor, apaixonado por automação de negócios e lifestyle business.